Treinamento Funcional

O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL?

treinamento-funcinoal-300x200Para o grande público, a proposta do treinamento funcional pode parecer confusa, então vamos dar início a nossa explicação pela própria concepção do termo. A palavra “treinamento” remete-nos a melhorias que se dão por meio de prática e repetição, ou ainda, pela manutenção de algo que não desejamos perder. Já a palavra “funcional” refere-se à função, ou seja, compreende a razão pela qual algo foi criado.

A união desses dois conceitos fundamenta nossa visão, ou seja, para a BPro, treinamento funcional diz respeito a educar o corpo e ensiná-lo a melhorar sua capacidade de execução das atividades diárias, recreativas e/ou competitivas, proporcionando autonomia e qualidade de vida às pessoas. Trata-se particularmente da capacidade de sermos eficientes, e eficiência para nós significa ser forte em primeiro lugar.

o-que-e-treinamento-funcional-gravida-metodologia-bpro-300x200Mas entendamos força aqui como a competência que seu corpo tem de estar preparado para as necessidades que se apresentam no dia a dia, seja vencer os degraus de uma extensa escada, seja erguer um sofá pesado para pegar as chaves que se encontram debaixo dele.

Força vai muito além de músculos bem desenvolvidos; trata-se de autonomia, e autonomia significa ser independente sem sofrer interferência externa de qualquer natureza.Por esse motivo, o treinamento funcional não se utiliza das tradicionais máquinas de musculação, cada vez maiores e mais caras. No treino, o corpo é a máquina. Acreditamos que o simples é o que realmente funciona. Afinal, no nosso ponto de vista, tornar-se eficiente, fisicamente falando, é muito mais uma questão de conhecimento e dedicação do que, propriamente, de tecnologia.